Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

29 de mai. de 2008

Gente que faz

Vamos dar início a uma nova seção do blog chamada "Gente que Faz", onde pretendo relatar minhas experiências com pessoas que, apesar de todas as adversidades, fazem diferença no mundo.



Hoje falaremos da Pensão da Tia Maria, em Realengo

Localizada num dos bairros de menor poder aquisitivo do Rio de Janeiro, a Pensão da Tia Maria oferece àqueles que trabalham na região uma excelente opção para o almoço. Entre os seus frequentadores, encontramos um grande número de funcionários do Hospital Albert Schweitzer. São 450 refeições por dia, tendo como carro-chefe a feijoada das sextas feiras e o empadão de frango. O estabelecimento é administrado por uma capixaba de São José dos Calçados, a Tia Maria, junto com seu filho e neto. Onze funcionários servem diariamente diversas refeições sob seu comando, e tudo é vendido à quilo.

Tia Maria trabalhou na lavoura até os nove anos de idade, e chegou ao Rio de Janeiro aos dez. Aqui, trabalhou por um tempo como cozinheira em casa de família, mudando-se posteriormente para Juiz de Fora, onde, na mesma função, passou alguns anos em uma repartição militar. Também trabalhou um período com congelados, na extinta fábrica de sorvetes "Sem Nome", e, finalmente, abriu sua própria pensão há 17 anos atrás.
A rotina de trabalho na pensão é extenuante para uma militante da terceira idade. De seis às dez da manhã, ela bate uma bola na cozinha. A partir das onze, atua na caixa registradora, até as 17. após um pequeno descanso, reinicia o trabalho de preparação dos alimentos para o dia seguinte, o que dura das 21:00 até 1:00 da madrugada.
Todas as vezes que visito o Hopital Albert Schweitzer, há pelo menos dez anos, almoço na Pensão. Garanto que o feijão da Tia Maria é de primeira qualidade!

A pensão se localiza na Rua Nilópolis, n.º 110, Realengo,
em frente ao Hospital Albert Schweitzer.


Nenhum comentário: