Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

29 de mai. de 2008

A Capelania do Hospital Estadual Albert Schweitzer

Em visita ao Hospital Albert Schweitzer em Realengo, conhecemos um interessantíssimo trabalho efetuado junto à pacientes e funcionários e comandado pelo funcionário João Valter Teodoro, onde um grupo de voluntários ajuda a confortar os pacientes internados na instituição.

Ao conversar com Joaquim Rosa Dutra e Paulo César da Silva, voluntários da Capelania, procuramos compreender este trabalho, que ajuda a enfrentar os graves problemas enfrentados naquela instituição, além das dificuldades por que passa um cidadão internado num hospital de emergência.

Todos os dias o grupo visita as enfermarias e os serviços do hospital e, durante quinze minutos, passa uma mensagem de confiança e tranquilidade. O serviço também é oferecido aos acompanhantes dos internados.

Como os temas abordados são religiosos, existem representantes das igrejas católica, evangélica e dos umbandistas, com o intuito de abranger a maior parte possível das crenças.

no final, almoçamos com os voluntários

É uma boa idéia que deveria ser ampliada para as outras unidades de saúde do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: