Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

1 de mai. de 2008

Faculdade de Ciências Médicas da UERJ obteve o melhor desempenho

O Ministério da Educação acabou de divulgar os resultados finais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), teste que substitui o provão. O ENADE/2007 avaliou 103 escolas de medicina no país, sendo que as 6 melhores são públicas, federais e nenhuma se localiza na região sudeste. delas: UFRGS/Porto Alegre, UFG/Goiânia, Ciências Médicas de Porto Alegre/RS, Federal de Santa Maria/RS, Federal do Piauí/Terezina e Federal de Mato Grosso/Cuiabá.
No Rio de Janeiro, a Faculdade de Ciências Médicas da UERJ foi a melhor colocada, com 5, o conceito máximo no ENADE. Entretanto, das 15 faculdades avaliadas no Rio de Janeiro, seis foram reprovadas: C.U. Serra dos Órgãos, em Teresópolis, U. Severino Sombra de Vassouras, C.E. Superior de Valença, C.U de Volta Redonda, U.Iguaçú/Itaperuna,U.Iguaçú/Nova Iguaçú.
A partir de Maio, as unidades reprovadas serão inspecionadas pelo MEC e poderão ser obrigadas a mudar currículos e reduzir o número de vagas no vestibular. Comentando os resultados do ENADE, o ex-ministro da Saúde Prof. Adib Jatene reforçou a necessidade do endurecimento do MEC em relação à qualidade do ensino médico no Brasil. Não podemos entender como o número de autorizações para a abertura de faculdaes de medicina no Brasil aumentou tanto: em 1994 tínhamos 80 escolas médicas, hoje são 175. Algo está errado.
Parabéns a Faculdade de Medicina da UERJ, a minha faculdade.

Nenhum comentário: