Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

16 de jun. de 2008

UMA LINDA IGREJINHA NO MORRO DO PINTO (CENTRO DO RJ)

Neste sábado (14/6), fiz uma visita junto com alguns amigos médicos a uma das comunidades mais antigas do Rio de Janeiro, localizada no Morro do Pinto. A entrada fica no bairro da Saúde, pela Rua Sara. Subindo algumas ladeiras e ruas muito estreitas, chegamos até a parte mais elevada, onde descortinamos uma belíssima imagem do centro da cidade. Não existem barracos, mas sim, casas de alvenaria, que nos levam ao RJ do passado. Além das residências, encontramos pequenos bares, oficinas e uma linda e velha igrejinha, uma capela muito antiga e com pouca conservação. Trata-se da igreja de N.S de Montserrat.

A capela só funciona graças a um grande esforço dos moradores que lutam pela sua sobrevivência. O bairro, que é de baixo poder aquisitivo, fica perto do Morro da Providência, mas é absolutamente calmo e de uma vista deslumbrante. O colega que aparece na foto, Dr. José Carlos Araújo, costuma visitar constantemente a área e desfruta da amizadade dos moradores, apelidando carinhosamente o local de "Ilha de Capri".

Cada dia que passa, vejo que o Rio ainda tem muitos lugares para serem "descobertos".

Nenhum comentário: