Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

16 de mai. de 2008

Visita ao Hospital Colônia de Curupaiti

Após vários pedidos por telefone e perguntas para o programa "Médico de Plantão", visitamos na última semana o Hospital Colônia de Curupaiti, onde moram 490 ex-hansenianos com suas famílias.

A Colônia hoje tem o nome de INSTITUTO ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA. Possui 50 leitos em péssimo estado de conservação e apenas seis pacientes estavam internados, principalmente devido às pessimas condições de manutenção do hospital.

Os moradores da colônia atravessam enormes dificuldades devido à falta de manutenção e ao descaso geral em relação ao local, o que inclui até problemas de segurança. Eles recebem do Estado uma bolsa de 260 reais por mês, sob a denominação de "folha de albergados". O Governo Federal concedeu, neste ano, bolsas no valor de 760 reais por mês. Apesar disso, até a nossa visita, apenas 20 dos 490 já haviam recebido a nova bolsa.

O atual Secretário de Saúde visitou o Instituto no início do ano - chegando de helicóptero -, juntamente com toda a imprensa e com o cantor Ney Matogrosso, que é um defensor da causa dos hansenianos. Lamentavelmente, depois disso, o secretário não voltou mais ao local, nem de helicóptero, nem qualquer outro meio de trasporte. E os recursos necessários também não.

Nenhum comentário: