Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

9 de mai. de 2008

Minha Luta pela Saúde Pública

Seguindo o longo e interminável roteiro de divulgação e defesa da saúde pública, tenho participado de diversas palestras e seminários. Abaixo, seguem os comentários a respeito de cada uma das atividades. O mais importante é reconhecer que muitas pessoas ainda mantém o espírito coletivo em suas vidas.




Na Barra da Tijuca, as mulheres se preocupam com a saúde



No último dia 15, participei como convidado de um excelente evento coordenado pela Organização Cultural Ágora . Como acontece mensalmente, duas dezenas de mulheres da Barra da Tijuca se reunem para discutir temas de interesse coletivo com um palestrante. Na ocasião, discutimos os principais desafios dos nossos sistemas de saúde, tanto o público, quanto o suplementar. Também foi discutida a prevenção e o tratamento de doenças crônicas e dos tumores malignos, alem dos determinantes sociais que afetam a nossa qualidade de vida. Muitas perguntas, preocupações e várias propostas para ajudar a reduzir a descrença e a desesperança.



Paulo Pinheiro e suas "alunas"do Instituto Ágora

Na ENSP, os duros caminhos da prevenção

Na quinta-feira, dia 8/5, por convite da Prof Maria Alice, responsável pela residência em Saúde da Família, participei de uma excelente reunião sobre as estratégias para a atenção primária em saúde.

Nenhum comentário: