Carioca, nascido em 1949 no bairro de São Cristóvão, casado com a médica Maria de Fátima Pinheiro, dois filhos e dois netos, o médico-pediatra Paulo Pinheiro formou-se após cursar seis anos na Faculdade de Ciências Médicas da UEG (atual UERJ). Concluiu a pós-graduação em Pediatria da PUC na Policlínica de Botafogo, com o Professor Álvaro Aguiar, e tem os títulos de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e de Administração Hospitalar pela UERJ. (Continua)

16 de mai. de 2008

Hospitais universitários e estaduais do RJ em crise

Mais uma vez se exterioriza a grave crise finaceira e de gestão que continua minando a saúde no RJ. Não é à toa que a população carioca classifica em todas as pesquisas de opinião a saúde como a sua principal preocupação.
A direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão) acaba de suspender atendimentos, cirurgias e fechar leitos devido a uma gravíssima crise financeira. Este hospital é co-financiado pelos Ministérios da Saúde e Educação. E não é o único HU com problemas: o H.U. Antônio Pedro da UFF, apresenta os mesmos problemas. O H.U. Pedro Ernesto da UERJ, por sua vez, também vai muito mal. O motivo é o mesmo: graves problemas financeiros. Enfim, alguma coisa precisa ser feita para ajudar os hospitais que deveriam ensinar os alunos a serem bons profissionais de saúde.
O outro problema grave na área de saúde refere-se ao Hospital Estadual João Batista Cáfaro, em Itaboraí, onde seis idosos morreram em circunstâncias ainda não esclarecidas. Já sabíamos que a gestão na área estadual não havia melhorado quase nada em relação ao "des-governo" Rosinha. Entretanto, óbitos em série ainda não tinham acontecido.
Esperamos que as comissões de saúde das nossas casas legislativas acionem o Ministério Público, para que outras providências sejam tomadas em defesa da cidadão fluminense. É preciso também, que os Ministérios da Saúde, Educacão e Secretaria Estadual de Saúde parem um pouco de trabalhar para a mídia e exerçam as suas reais funções.

Nenhum comentário: